O que te impede de parar de fumar

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O que te impede de parar de fumar? Essa é uma ótima pergunta que a maioria dos fumantes não se faz. Não faz quando tenta parar e também não faz quando tem a recaída. Abaixo vou explicar cada detalhe de tudo que te impede de parar de fumar para que você na próxima vez, pelo menos percorra os caminhos certos.

Auto-estima

Se você acha que tem somente uma auto-estima, está enganado. O que as pessoas não notam é que a auto-estima está ligada diretamente ao seu estado mental, mas também a atividade que você está executando. O que isso quer dizer? É que sua auto-estima tem níveis diferentes dependendo da atividade que você está fazendo! Você pode ter uma grande auto-estima, mas quando o assunto é parar de fumar, ela se torna baixa. Isso ocorre muito e vou te dizer por que!

Um dos motivos que faz a auto-estima das pessoas ir para baixo quando o assunto é parar de fumar é resultado da dificuldade em parar de fumar. O universo inteiro põem na cabeça de cada um de nós que parar de fumar é difícil e que não vamos conseguir. Aí você tenta parar de fumar por conta própria, mas ao iniciar você já não está 100% certo de que irá conseguir. Por causa disso, você realmente não consegue e sua auto-estima vai lá para baixo. Por causa disso, na próxima tentativa será mais difícil ainda.

Para piorar a situação, você acaba escutando de diversos ex-fumantes que parar de fumar é fácil. É só querer e ter vergonha na cara. O problema disso é que como você já não conseguiu parar de fumar em tentativas anteriores, isso acaba se tornando um fato doloroso e que te pressiona para baixo. Você se pergunta: “Se é fácil para eles, por que não é para mim?”. A resposta é simples, pois sua auto-estima já está comprometida. Você tem que conseguir acreditar no seu potencial novamente, antes de parar de fumar.

Para aumenta-lá eu utilizo uma técnica muito simples: COMPLETE TAREFAS. Sério, isso ajuda muito. Faça coisas que antes você não fazia, coisas que acha chata e sem motivo ou coisas que você procrastinava. Lave o copo depois de usa-lo, ponha o lixo na rua, passeie 2x ou 3x por dia com o cachorro, faça exercício. Depois que você começar a fazer essas tarefas, coloque metas e comece a superar suas performances anteriores. Se você passeou com o cachorro por 10 minutos, caminhe com ele por 20minutos e por aí em diante. Confesso que é difícil começar a realizar essas tarefas, mas quando você se acostumar, você verá o quão gratificante elas são.

Ansiedade

Você se acha uma pessoa ansiosa? Todos somos, uns mais outros menos. Temos que aprender a controla-la, pois é ela que faz a gente tomar decisões precipitadas, demorar para realizar uma tarefa, já que estamos pensando sempre na próxima e que não deixa a gente cumprir o que prometemos. Na hora de parar de fumar a ansiedade é responsável por uma grande parcela de nossas atitudes. A primeira dela é a decisão precipitada em parar de fumar. Essas decisões de uma hora para outra, sem estudo, sem preparação e muitas vezes sem interesse sempre estão fadadas ao fracasso. E são elas que muitas vezes contribuem para a perca da auto-estima.

Outra forma na qual a ansiedade nos atrapalha é na decisão por impulso. Quando o assunto é parar de fumar ela ocorre de duas maneiras: Primeira, vou parar por que descobri que outra pessoa também está parando; ou segunda, estava na farmácia e vi os adesivos de nicotina e resolvi parar de fumar. Mesmo o motivo sendo nobre, não é isso que vai ajudar você a parar de fumar. Pelo contrário, isso será uma barreira nas próximas tentativas.

Existem várias técnicas para controlar a ansiedade. A que mais utilizamos é uma bem simples, mas para ela dar certo é preciso força de vontade. Na hora de você tomar qualquer decisão pare e pense se ela é uma decisão boa ou ruim e depois coloque um prazo para tomada de decisão. Assim você terá tido tempo suficiente para pensar sobre o assunto. Por exemplo: se for comprar um carro, espere 1 mês para decidir. Se quiser comer um brigadeiro, espere 1 ou 2 horas para decidir. Assim você conseguirá processar e digerir todas as informações necessárias e também colocar as consequências da decisão em uma balança.

Vocês notaram que eu falei sobre decisão boa ou decisão ruim ao invés de decisão certa ou decisão errada? Sabe qual a diferença?

A decisão boa pode ser tanto uma decisão certa quanto uma decisão errada.

O interessante é que ela tende ter mais certas do que erradas.

Ninguém consegue só fazer decisões certas na vida, mas consegue sempre fazer boas decisões. Não importando se elas foram certas ou erradas. No longo prazo você sempre será recompensado em tomar boas decisões.

Falta de preparação

“A guerra é vencida antes de se pisar no campo de batalha” Sun Tzu

Todos que tentam parar de fumar sem planejamento entram em uma guerra entre o desejo de fumar e a força de vontade de parar. O problema dessa guerra, é que é muito difícil de vencer, já que nós não somos nem um pouco disciplinados, além de sermos ansiosos e muitas vezes não termos uma boa auto-estima.

Para parar de fumar é preciso muito mais do que força de vontade, precisa de preparação. Eu acredito que cada pessoa deva buscar a preparação que lhe convém, buscar o método que mais se encaixa no seu perfil, as ferramentas que melhor se adequam a sua pessoa e por aí vai.

Uma boa preparação para parar de fumar se baseia em:

Como EU vou parar?

Qual das metodologias é melhor para MINHA PESSOA?

Quem vai ME orientar?

Onde EU vou buscar apoio?

Quem vai tirar as MINHAS dúvidas?

Quem vai ME ajudar nos dias difíceis?

Podemos responder todas essas dúvidas para você, mas a ideia é que você mesmo tome as suas conclusões. Uma coisa posso te afirmar, a diferença entre conseguir parar de fumar e não conseguir pode estar na respostas dessas perguntas.

A razão errada para parar

Se você está decidido a parar de fumar para satisfazer alguém, infelizmente você não irá conseguir parar. O desejo de parar de fumar tem que ser algo interno. O sentimento com a maior taxa de sucesso entre as pessoas que parar de fumar é: BASTA, NÃO QUERO MAIS ISSO PARA MIM.

Se o seu desejo é alimentado por alguma fonte externa, reflita sobre sua decisão em parar de fumar. Talvez, agora não seja a hora certa. Caso você tente, estará na guerra entre o desejo de parar e a vontade de fumar e provavelmente você irá perder a batalha.

Não posso dizer que não há casos de pessoas que pararam de fumar por causa de algum motivo externo, mas o que posso afirmar é que todos esses empenhos em vencer o vício em nicotina foram muito mais difíceis do que os de pessoas que tinham o sentimento interno.

Desistir na recaída

Se eu pudesse listar apenas uma única coisa que te impede de parar de fumar seria essa: DESISTIR APÓS UMA RECAÍDA. Imagine quantas pessoas que hoje poderiam ser não-fumantes acabaram voltando a fumar, provavelmente mais do que antes, após uma recaída. Esse, infelizmente, é um fenômeno muito comum entre as pessoas que tentam parar de fumar. Após o primeiro sinal de recaída voltam a fumar e se esquecem dos objetivos.

Muitas vezes essa desistência ocorre por causa da falta de auto-estima aliada a falta de preparação e a razão errada para parar. Quando um desses tópicos está na equação de parar de fumar, provavelmente após a recaída, essa pessoa não tentará mais ficar sem o cigarro. Já as pessoas que estão seguindo uma metodologia, tem um apoio qualificado e também aonde buscar ajuda nos momentos difíceis, essas vão erguer a cabeça e começar o processo novamente cuidando para não comentar os mesmos erros.

Usar as ferramentas erradas

Não sei nem por onde começar a falar, existem inúmeras ferramentas no mercado, o problema é que elas não ajudam você a parar de fumar. Era para elas ajudarem, mas elas não ajudam. Além do problema de auto-estima, ansiedade, falta de preparação, a razão certa e a desistência na recaída, existem mais um problema que te impede de parar de fumar: A FALTA DE METODOLOGIA.

Não adianta em nada você utilizar uma ferramenta como remédios, adesivos ou chicletes para parar de fumar se você não possui a metodologia correta para largar o cigarro de uma vez por todas. Ferramentas, de um modo geral, são criadas para potencializar o uso de quem possui a metodologia correta de execução. Se eu ou você sentar dentro de uma Ferrari da fórmula 1, provavelmente a gente nem consiga arrancar o carro. Se conseguir provavelmente não ande a mais de 100km/h. Isso por que, naquele momento, nós temos a ferramenta mas não temos o método. E se ao mesmo tempo, nós dermos um VOLKSWAGEN UP 1.0 TURBO para um piloto da Fórmula 1, ele será mais rápido e eficiente que a maioria dos carros em uma estrada, mesmo os outros carros sendo mais potentes.

E o maior problema em utilizar as ferramentas erradas é que você terá pagado por elas, e elas não vão ter surtido efeito pelos motivos já antes mencionados. Aí quando você encontrar a metodologia certa, você terá um bloqueio mental e ficará com o pé atrás em gastar novamente com algo relacionado a parar de fumar.

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